terça-feira, 13 de abril de 2010

Funcionalismo Público - 1

Este ano calhou-me o segundo período nas férias da Páscoa na Faculdade. Ao menos isto de bom, no meio da função pública e de tudo aquilo que nos retiram....
Sim, porque falam, falam, da Função Pública, mas isto cada vez está pior.
Por isso, todas as benéses que nos deiam, caiem que nem ginjas na nossa vidinha de funcionários públicos.
É assim, eu como funcionária pública tenho consciência de que faço o meu trabalho e que tento fazer tudo pelo melhor. Trabalho nesta faculdade já à cerca de 13 ou 14 anos e acreditem que quando vim para cá as coisas eram bem piores.
Não havia nada informatizado a nível de correspondência e posso orgulhar-me de que tudo o que saiu deses Serviços da minha Secção e de outras Secções, fui eu que fiz.
Minutas e minutas, Impressos e impressos, para o guiché, para informações, para uso dos funcionários.
Os livros de termos não tinham ordem. Os professores escreviam ao acaso o nome dos alunos e para fazer certidões andávamos às aranhas... "Comiamos papel como eu dizia...."
Resolvi o assunto com um índice, actualizado quando tenho tempo, com o nome do aluno e a página à frente.
As certidões eram feitas à máquina. Resolvi o asunto com a minuta no computador.
Todas saiem feitas no computador agora. Tenho diversas pastas e dentro de cada uma subdividi por cursos e por sua vez por anos lectivos. É fácil lá chegar agora.
Isto em Pós-Graduados...
Quando estou de férias ficava "fula" quando diziam" a funcionária está de férias, não podemos fazer a certidão..."
Que desculpa mais estúpida. E isto acontece em mkontes de serviços públicos... E sabem porquê?
Porque simplesmente as pessoas não se importam muito com o trabalho. Com o ordenado que nos pagam de que interessa saber fazer mais isto ou aquilo?
Por isso pus tudo na rede...
Agora... Se não fizerem é porque não querem.
Sucedeu-me inúmeras vezes quando aqui começei a trabalhar, dizerem-me "Fáz mais devagar... isso é para se ir fazendo...." e o mais giro é que estranham se agora eu não fizer "uma montanha" de expediente... Acham que minto? Que acham quando o expediente da coordenadora vem eu fazer cerca de 100 cartas por dia????? Sem exagerar acreditem.... Não sou nem melhor nem pior do que ninguém. Sou assim mesmo! Detesto trabalho acumulado.
As classificações também nunca são aquilo que nós esperamos por isso a maior parte das pessoas se pergunta para quê o sacrifício?
Se não passamos da mesma?
Por acaso tive sorte, num destes anos transactos ter tido um Muito Bom e então tive um Prémio... Um ordenado a mais pelo Natal...
Nunca imaginei... mas fiquei contente, pelo meu trabalho ter sido reconhecido.... Reconhecido???
buáaaaa.... Acham???
Acham que alguma vez o que fazemos é reconhecido???
"Tenho pena de não poder ter mais Muito Bom para dar" É a explicação que nos dão quando a classificação é atribuída...
E olhas assim com ar de tontinha e assinas o que te dão, porque se pensa de que vale os nossos sacrifícios se o resultado é o mesmo?
E depois as "boquinhas das colegas: então recebeste um ordenado a mais e não disseste???" com ar de não sei quê a falarem como se tivessemos tido o primeiro prémio na lotaria... e quase nos deixam de falar... Acreditem! Até pensei que se tinham enganado e liguei para o Serviço de Pessoal...
E depois ainda nos falam "por cima da Burra"... só eu mesmo... Que culpa tive? Até se deram ao trabalho de ir ver na página da Internet onde constava o nome das pessoas que receberam esse prémio... E eu nem sabia que tinha lá o nome...
Uáu!!! Fui famosa! Por uma vez!
Quantas pessoas estão a ler isto e a pensar exactamente o mesmo...
E o mais engraçado é que com o passar dos tempos perdemos mesmo a vontade de inovar, de trabalhar e até mesmo de ter um sorriso nos lábios....
Mas os alunos não têm culpa de nada disto e o nosso dever acreditem é atendê-los sempre com toda a nossa maior boa vontade.
Quem diz alunos, diz utentes claro, porque já vi muita má vontade em muitos sítios.
E só me dá vontade de gritar.... Hei.... também sou funcionária pública e não atendo assim o meu público... Hei... que me interessa que roupa vais levar logo à noite? Com quem vais sair? Se te zangaste com o teu marido???? Hei... Espera mais um pouco.... Não falem como se eu não existisse e não vos estivesse a ouvir....Tou aqui não sou invísivel...
E é por tudo isto que o funcionalismo público tem a fama que tem....

Sem comentários:

Enviar um comentário