sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nuno Markl e a Comercial

Bom dia amigas
Hoje vou falar um pouco do programa que todas as manhãs ouço na Comercial, quando o meu marido me vem trazer ao trabalho.
Os Cromós na Comercial com o Nuno Markl são do melhor que há, para nos fazer parecer tontinhos com um sorriso nos lábios. Porque tudo aquilo que ele fala é de nos fazer sorrir.
Adoro ouvir o Nuno, aliás adoramos ouvir o Nuno com a sua maneira gira de falar.
Ele fáz-nos relembrar os tempos passados e sorrio, porque também me lembro exactamente das mesmas coisas que ele fala, e sem querer, ou por querer, ele leva-nos de volta ao passado. Sempre.
Do nosso tempo ou do tempo dos nossos filhos.
Ontem enquanto arrumava livros dos meus filhos, já adultos, vi revistas da Abelha Maia, que custavam naquela altura 15.00 escudos cada uma, e que guardei religiosamente, por meras recordações. E lembrei-me do que ele falou numa desses edições do Cromó da Abelha Maia e sorri...
Tal como hoje quando falou dos autocarros de 2 andares e de como gostava de estar no andar de cima porque se imaginava a conduzir, eu passei pelo mesmo...
E quando entrava nesses autocarros e o lugar estava ocupado, quase fuzilavamos com os olhos a pessoa qua lé estava sentada, simplesmente porque aquele era o nosso lugar.
Acreditem vale a pena ouvir o Nuno e enquanto não chegamos ao nosso trabalho, para nos entediarmos com as nossas tarefas diárias, pelo menos sentimos por uns minutos que a nossa vida de todos os dias, deu uma reviravolta e ficámos como há anos atrás, sem tantos problemas...
Claro que quando falo de problemas, não me refiro simplesmente a dinheiro ou à vida profissional, mas no meu caso refiro-me sim, aos belíssimos momentos que tive com os meus filhos, ou a quando, nas edições dele fala em algo relacionado com a minha juventude.
A maior parte é mesmo assim... Com a minha juventude, onde tudo me passava ao lado.
Ou não...

Vou deixar algo sobre o Nuno que encontrei na Net e sobre o blogue dele para quem quiser ver quanto bem ele escreve.
Nuno Markl
http://havidaemmarkl.blogs.sapo.pt - (Parabéns pelo Blog)!

(retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_Markl)

Biografia
Vida pessoal
Nasceu em Lisboa, a 21 de Julho de 1971, filho de Dagoberto Markl, historiador de arte estudioso dos Painéis de São Vicente. A sua irmã Ana é jornalista no semanário Sol e trabalhou em publicações como BLITZ ou Notícias Magazine.
Da sua relação com Ana Galvão, nasceu no dia 7 de Junho de 2009, Pedro Galvão Markl, o primeiro filho do humorista com a namorada.[2].
Vida profissional
Em 1990, Nuno Markl ingressou no CENJOR, com o desejo de entrar no mundo da rádio. Depois de terminar o curso estagiou, como jornalista, no Correio da Manhã Rádio.
Passou depois para a Rádio Comercial onde começou por fazer o "remake" dos episódios antigos da Saga do Abílio Murtaça (iniciada na estação anterior).
Em 1996, Nuno Markl fez dois programas na mesma estação, o "Sete e um" (diário) e o "Dois em um". Foi neste último programa que conheceu Anabela, com quem veio mais tarde a casar.
Com a mudança de direcção na Rádio Comercial, Markl passa em 1997 para o Programa da Manhã com Pedro Ribeiro, Ana Lamy e José Carlos Malato, onde inicia a rubrica "O Homem que Mordeu o Cão" que teve bastante sucesso.
Em 2001, Ana Lamy e José Carlos Malato saíram, sendo substituídos por Maria de Vasconcelos. No mesmo ano, Nuno Markl, acompanhado de Rita Mendes e Gaspar Borges, teve a sua primeira experiência como apresentador de televisão, com "Sem Filtro", na RTP1. Pouco tempo depois sai da RTP e vai para a SIC Radical como comentador de cinema, ao lado de Rui Pedro Tendinha, no programa Curto Circuito.
Em 2002 inicia um novo projecto, "CineXL", um programa sobre cinema na SIC Radical, com Fernando Alvim.
Em 2002 foi editado um livro com as melhores histórias de O Homem que Mordeu o Cão. Houve ainda a produção de um espectáculo "O Homem que Mordeu O Cão ao Vivo". 'Nuno Markl, Pedro Ribeiro e Maria de Vasconcelos que depois passou a programa de TV, passando a ser transmitido na TVI. Novos livros foram publicados em 2003 e 2005.
Em 2003, com nova mudança de Direcção na Rádio Comercial passam para a Best Rock FM. Na SIC Radical apresenta os programas "O Perfeito Anormal", com Fernando Alvim, e "O Homem da Conspiração". Foi n'"O Perfeito Anormal" que Nuno Markl deu a conhecer os seus amigos e colegas do Gato Fedorento.
Mudou-se para a rádio Antena 3, apresentando no programa da manhã a rubrica Há vida em Markl, que era baseada numa tira de BD que Markl desenhava semanalmente para o Inimigo Público. A saga HVEM passou também para pequenos episódios online (Webisódios) e ainda teve direito ao piloto de uma série com o mesmo nome, piloto este que nunca foi exibido publicamente. Foi ainda autor da rádionovela Perdidos no Éter, protagonizada por Ricardo Sérgio, Ana Lamy e António Macedo.
Na Antena 3, teve ainda a rubrica, Há Vida em Markl, O Livro dos Porquês e a Laboratolarilolela, tendo mais tarde " Coisas que Acontecem". Apresentava tambem o programa Nuno & Nando (com Fernando Alvim).Na RTP, foi tambem juri no programa Operação Triunfo tarde Em 2009, Markl regressa à Rádio Comercial, onde actualmente dirige a rubrica "Caderneta de Cromos", que retrata acontecimentos e objectos bizarros dos anos 80.
Produções Ficticias
Foi convidado por Nuno Artur Silva a entrar nas Produções Fictícias onde se juntou a uma equipa composta, na altura, por Nuno Artur Silva, Miguel Viterbo e José de Pina - Maria João Cruz, Filipe Homem Fonseca, entre outros.
Fizeram os guiões de programas como Herman Zap, Contra-Informação, Herman Enciclopédia, Herman 98, Herman 99, Herman SIC, Não és homem, não és nada!, Conversa da Treta, Paraíso Filmes, O Maravilhoso destino de Diácono Remédios, O Programa da Maria e Os Contemporâneos

Sem comentários:

Enviar um comentário